internato

Cerimônia marca o início do internato da primeira turma de Medicina

A nova etapa irá proporcionar aprimoramento e desenvolvimento das habilidades adquiridas com a vivência do dia a dia nos hospitais.

O internato é  um momento significativo para uma carreira dedicada ao serviço da saúde e do bem-estar da comunidade. Foto: Ascom/UEMASUL.

A cerimônia de iniciação ao internato dos estudantes foi realizada nesta segunda-feira, 5, com a presença da reitora Luciléa Lopes Gonçalves, pró-reitores, professores e familiares dos acadêmicos. A solenidade marcou com emoção e alegria, o momento da passagem do ciclo clínico para o ciclo de internato.

Com duração de dois anos, o internato é uma etapa do curso de Medicina. O objetivo é que os futuros médicos tenham uma vivência prática, realizando atendimentos sob a supervisão de um professor/médico da universidade, proporcionando o aprimoramento e desenvolvimento das habilidades adquiridas em salas de aula e laboratórios. A atividade, que é obrigatória e regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), pode ser realizada em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas conveniadas.

O diretor do curso, professor André Luiz Pagotto Vieira falou sobre a importância do momento. “O curso de Medicina passou por grandes desafios e hoje estamos conseguindo realizar o início do internato, com convênios firmados com hospitais municipais, estaduais e particulares. Esperamos que nossos alunos tenham uma formação técnica muito abrangente e principalmente uma formação humanizada”.

Emoção e muita alegria marcaram a cerimônia de início das atividades do internato. Foto: Ascom/UEMASUL.

Além dos atendimentos, os estudantes irão realizar plantões nas áreas de urgência e emergência. Cumprindo uma carga exaustiva de trabalho, as atividades do internato vivenciadas no dia dos hospitais proporcionam experiências  para uma carreira dedicada ao serviço da saúde e do bem-estar da comunidade.

A acadêmica Lara Bezerra de Matos estava emocionada. “A emoção é muito grande. A gente fica muito ansioso por este momento, tanto por sermos a primeira turma do curso, quanto pela emoção de chegar nesta fase do internato, tão esperada por nós. É o momento de colocarmos em prática diária nos hospitais, UBS, maternidades, tudo o que aprendemos durante quatro anos. Nós estamos prontos, mas sempre fica aquela insegurança natural, mas, estamos preparados”, disse.

Durante o evento, os futuros médicos receberam um kit de trabalho. Foto: Ascom/UEMASUL.

A reitora enfatizou a importância da nova etapa para os 35 futuros médicos. “Sabemos da importância do internato na vida de cada estudante do curso. Além do aprendizado, eles irão contribuir e ajudar os médicos nos atendimentos. Os hospitais serão espaços importantes de aprendizados onde cada acadêmico terá a oportunidade de conhecer a realidade da saúde pública da nossa região, se conscientizando do papel como futuros médicos. Nós, como instituição, estamos felizes e muito orgulhosos por vivenciarmos juntos esta nova etapa”.

O início do internato médico é uma jornada de desafios e de muitas emoções. A partir de hoje, começa um novo ciclo, onde a rotina não será mais pelos corredores da universidade; será pelos corredores hospitalares e a UEMASUL cumpre mais uma vez, a sua missão de produzir e difundir conhecimentos, e de formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social.

O curso de Medicina da UEMASUL foi criado pela resolução nº 075/2019. A primeira turma iniciou as atividades no segundo semestre de 2020, com o objetivo de formar médicos generalistas e humanistas preparados para atender a sociedade, melhorando os indicadores de saúde da região, do estado e do país.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.