Aberto o II Encontro de Ciências, Matemática e Ensino
A programação segue até sexta- feira, dia 9, com a realização de mesas-redondas, rodas de conversas, feira de ciências do Cientista Aprendiz e palestras abordando diversos temas.
Com o tema “Para além do conhecimento científico, quais os pilares para uma formação acadêmica sólida?, foi aberto nesta quarta-feira, 7, o II Encontro de Ciências, Matemática e Ensino (ECME). O encontro é organizado pelo Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT) por meio das direções dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química com a parceria dos centros acadêmicos. Estiveram presentes na solenidade de abertura, a reitora Luciléa Gonçalves, o diretor do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas, e os presidentes dos Centros acadêmicos de Biologia – Cabio, de Matemática – Camat, de Física – Cafis e de Química – Caqui.
O evento tem a colaboração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) campus Imperatriz), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Imperatriz), de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e de algumas escolas do Ensino Básico, que irão contribuir com a apresentação de trabalhos e projetos científicos e de inovação.
O ECMEC tem o objetivo de promover um espaço de socialização de pesquisas e atividades relacionadas às áreas das Ciências (Biologia, Física, Química) e da Matemática, sob perspectivas teóricas e práticas. O encontro se caracteriza como um espaço de formação científica e profissional, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos e troca de experiências entre os participantes.
A palestra de abertura “Objetivos de desenvolvimento sustentável na formação acadêmica e cidadã” foi proferida virtualmente pelo pesquisador e professor Marcos Polette. Em seguida, foi realizada a Mesa-redonda: “A divulgação do conhecimento científico nas redes sociais”.
A acadêmica de Ciências Biológicas, Ludmila Ferreira falou sobre a programação do evento. “A primeira vez eu participei como ouvinte e agora estou como monitora e organizadora. Como temos uma diversidade de temas abordados, e quatro curso, em algum momento eles irão se relacionar. Na biologia por exemplo, temos química aplicada, física aplicada , matemática aplicada e isso é muito legal, porque acontece de uma forma que todos conseguem entender”.
A programação segue até sexta- feira, dia 9, e durante os três dias, 400 inscritos irão participar de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, concurso de fotografias e desenhos, campeonato de xadrez, rodas de conversas, feira de ciências do Cientista Aprendiz, concurso de fotografia, e palestras abordando diversos temas.