Pesquisadores lançam o livro “História e Diálogos 2: múltiplos olhares”
A publicação conta com a participação de professores, bolsistas, mestrandos e doutorandos das áreas de História, Geografia e Sociologia da UEMASUL, UEMA e UFMA.
Lançada na última segunda-feira, 26, o segundo volume do livro “Histórias & Diálogos 2: múltiplos olhares”. A obra, organizada pelo professores Moab César e Raimundo Lima apresenta múltiplos olhares e abordagens em temas de pesquisas desenvolvidos por professores, e acadêmicos graduandos, mestrandos e doutorandos em História, Sociologia e Geografia.
Para o professor Moab César Carvalho Costa, a publicação é um esforço coletivo de autores de diferentes instituições. “O livro é resultado da divulgação de pesquisas de professores e alunos do curso de História da UEMASUL, e por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões (NEIHR), convidamos também pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para compor o conjunto dos autores dessa obra”.
O livro surgiu a partir do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em História das Religiões (NEIHR), que realiza pesquisas que priorizam o desenvolvimento histórico das religiões, suas interfaces com as relações de poder, a cultura e o cotidiano, valorizando o diálogo interdisciplinar com as ciências sociais. O grupo de pesquisadores anunciou também que contará com um integrante da Universidade da Calábria, na Itália e que irá iniciar o processo de internacionalização de suas pesquisas e projetos.
Segunda edição traz novas abordagens interdisciplinares e resultados de pesquisas
A obra é dividido em nove capítulos, que abordam pesquisas sobre múltiplas perspectivas interdisciplinares em temas históricos, geográficos e sociológicos. Os três primeiros capítulos, abordam a escrita, a oralidade, a literatura e os jogos eletrônicos e suas correlações com o ensino de História. Os autores são os professores Moab César Carvalho Costa, Iasmin Maria Andrade da Silva e Weber Albuquerque Neiva Filho, respectivamente.
O quarto capítulo discute os sertões maranhenses, centrando-se nas percepções do memorialista, de autoria do professor Raimundo Lima dos Santos. O quinto capítulo, escrito pelo professor Jaime Garcia Siqueira Júnior e a estudante Juliana Mel Dias Santos da Silva, analisa as percepções indígenas sobre os impactos das mudanças climáticas na Amazônia oriental.
No bloco final, com quatro capítulos são apresentados estudos que abordam temas como: territorialidades, geossímbolos, aspectos históricos e culturais, e a relação entre as religiões com a sociedade e a política. Os autores são a professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves; o estudante bolsista Wudson Almeida da Silva; o professor Moab César Carvalho Costa; a estudante bolsista Rita de Cássia Pereira da Silva Figueiredo; o mestrando Anderson da Silva Sousa e o doutorando Bezaliel Alves Oliveira Junior.
Acesse e baixe o download gratuito da publicação. “Histórias & Diálogos 2: múltiplos olhares”.