SALA DE IMPRENSA

06/05/2024

Formação de ledores: tecnologias assistivas para alunos com deficiência visual

Voltado para professores e ledores da educação básica e do ensino superior, o curso conta com certificação de 120 horas


Ascom UEMASUL

A realização da capacitação de professores e educadores para melhorar o processo de ensino-aprendizagem é essencial para assegurar a inclusão e permanência de estudantes com deficiência visual no ambiente escolar. Pensando nisso, acontece de 06 à 31 de julho a “Formação de ledores: tecnologias assistivas para discentes com deficiência visual”, coordenado pela professora Cláudia Lúcia Alves.

Voltado para professores e ledores da educação básica e do ensino superior, o curso irá contribuir para a formação de educadores habilitados a lidar com a diversidade presente nas salas de aula.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGeventos). O curso conta com certificação de 120 horas.

 

Programação

 

Módulo 1 – adaptação de materiais para alunos com deficiência visual 

06 de maio (segunda-feira)

Aula 1 | Apresentação do curso. 

08 de maio (quarta-feira) 

Aula 2 | Conceitos e características da deficiência visual; cegueira ou baixa visão; o que é inclusão; o que é acessibilidade; atividade sobre a acessibilidade Imperatriz. 

10 de maio (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

13 de maio (segunda-feira)

Aula 3 | Adaptação de materiais; o que é adaptar um material?; todos os materiais são adaptáveis?; quais são os tipos de adaptações existentes; tipos de conversores existentes e a funcionalidade deles. 

15 de maio (quarta-feira) 

Aula 4 | Melhoramento de imagem e descrição; trabalhar os princípios do melhoramento de imagem; formatos de imagens; apresentação dos sites de melhoramento de imagem; como buscar uma imagem de boa qualidade?; como salvar e recortar as imagens; melhoramento de imagem utilizando o Canva.

Atividade prática: adaptação de materiais e melhoramento de imagem e descrição. 

17 de maio (sexta-feira) 

Atividade assíncrona

Atividade de melhoramento de imagem e conversão de PDF para OCR utilizando o computador e o celular como recurso alternativo.

20 de maio (segunda-feira)

Aula 5 | Adaptação do livro em PDF; como baixar e como adaptar para alunos cegos ou baixa visão; adaptação do livro de língua portuguesa e geografia. 

Atividade pratica de adaptação do livro em PDF. 

22 de maio (quarta-feira) 

Aula 6 | Adaptação em artigos de revista científica; como baixar e adaptar para alunos cegos ou baixa visão.

Atividade prática: adaptação em artigos de revista científica. 

24 de maio (sexta-feira)

Atividade assíncrona 

Atividade prática: adaptação em artigos de revista científica. 

27 de maio (segunda-feira)

Aula 7 | Adaptação para artigos científicos com formato padrão; como baixar e adaptar para alunos cegos ou baixa visão

Área de estudo: ciências biológicas e história

Atividade Pratica: adaptação para artigos científicos com formato padrão. 

29 de maio (quarta-feira)

Aula 8 | Adaptação de livros físicos; como baixar e adaptar para alunos cegos ou baixa visão.

Área de Estudo: ciências biológicas e história.

Atividade prática: adaptação de livros físicos.

31 de maio (sexta-feira)

Atividade assíncrona. 

‌Atividade prática: Adaptação de livros físicos.

03 de junho (segunda-feira)

Aula 9 | Adaptação de Slides; construindo um slide acessível para alunos com cegueira e baixa visual.

Atividade Pratica: adaptando um slide para pessoa cega ou com baixa visão. 

05 de junho (quarta-feira) 

Aula 10 | Técnicas De Leitura; definição de leitura eficaz; leitura dinâmica; leitura crítica; leitura analítica.

07 de junho (sexta-feira)

Atividade assíncrona 

Gravação de um áudio. 

10 de junho (segunda-feira) 

Aula 11 | Adaptações de textos em áudioook; gravação e edição pelo computador; gravação e edição pelo celular; criação de um audiobook e QR Code no ambiente escolar. 

Atividade prática: criação do audiobook e QR Code. 

Módulo 2 – tecnologias assíduas para alunos com deficiência visual 

12 de junho (quarta-feira)

Aula 12 | Introdução às tecnologias assistivas; o que é tecnologia?; o que são tecnologias assistivas?.

Atividade: elaborar atividade de verdadeiro ou falso sobre tecnologias assistivas. 

14 de junho (sexta-feira)

Atividade assíncrona.

Atividade prática voltada para a criação do audiobook e QR Code.

17 de junho (segunda-feira) 

Aula 13 | Tecnologias assistivas para celulares; recursos para celulares aplicativos e assistentes virtuais; Bixby e Google assistente; introdução ao Talkback; tivar o Talkback; navegar no dispositivo com o Talkback; configurar o Android e o Talkback; usar Gestos no Talkback; usar o Talkback para navegar na web com o Chrome, usar os menus do talkback; redes sociais. 

Atividade prática: introdução ao Talkback. 

19 de junho (quarta-feira)

Aula 14 | Configuração para acessibilidade do Android para pessoas com baixa visão; ativando o modo de acessibilidade; configurando a ampliação da tela.

Atividade prática: explorando as ferramentas de acessibilidade.

21 de junho (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

24 de junho (segunda-feira) 

Aula 15 | Apresentação detalhada da acessibilidade do sistema Windows; configurações do sistema Windows. 

26 de junho (quarta-feira) 

Aula 16 | Mouse; guias botões; ampliadores de tela. 

28 de junho (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

01 de julho (segunda-feira) 

Aula 17 | Introdução ao NVDA; instalação; configurações básicas; teclas de navegação básica. 

03 de julho (quarta-feira) 

Aula 18 | Teclas de navegação básica no Windows; comandos básicos de navegação com NVDA; alternando entre áreas do computador; navegando e interagindo com a faixa de opções; acessando o menu iniciar; leitura do título da janela ativa. 

Atividade Prática: comando de teclado no Windows. 

05 de julho (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

08 de julho (segunda-feira) 

Aula 19 | Teclas de navegação básica o Windows; comandos Básicos de navegação com NVDA no Windows.

Atividade Prática: comando de teclado no Windows

Atividade prática no computador: alternando entre janelas abertas, manipulando janelas, explorando o explorador de arquivos, abrindo o menu de contexto. 

10 de julho (quarta-feira) 

Aula 20 | Teclas de navegação básica no Word; comandos básicos de navegação com NVDA no Word; navegação na faixa de opções do word. 

Atividade Prática: Comando de teclado no Word. 

12 de julho (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

15 de julho (segunda-feira) 

Aula 21 | Teclas de navegação básica na internet; navegadores de internet; comandos básicos de navegação com NVDA na internet; posicionando o cursor na barra de endereço; navegando na página com NVDA.

Atividade prática: comando de teclado na Internet. 

17 de julho (quarta-feira) 

Aula 22 | Balabolka ext-To-Speech (TTS); o que é Balabolka?; instalação e configuração inicial do Balabolka; utilização do Balabolka. 

19 de julho (sexta-feira)

Atividade assíncrona. 

22 de julho (segunda-feira)

Aula 23 | Atividade prática programa Balabolka; iniciando a leitura; pausando e parando a leitura; navegando entre frases e parágrafos. 

24 de julho (quarta-feira) 

Aula 24 |Revisando conteúdos. 

26 de julho (sexta-feira) 

Atividade assíncrona. 

29 de julho (segunda-feira) 

Aula 25 | Atividade avaliativa. 

31 de julho (quarta-feira) 

Aula 26 | Encerramento. 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.