27/06/2024

A didática da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental

Destinado a estudantes de Pedagogia e professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino, o curso terá certificação de 30 horas.

O curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL) da UEMASUL, realizará de 20 e 21 e 27 e 28 de junho, o minicurso “A didática da Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental”. Os interessados devem inscrever-se, gratuitamente, até 19 de junho por meio da plataforma SIGEventos.

Com o objetivo de apresentar estratégias didáticas do projeto de Educação Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMAI), serão apresentadas durante as aulas, métodos de organização que visam a produtividade, incentivando a interação em aula e novas formas de aprendizagens, destinado a estudantes de Pedagogia e professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino. O evento terá certificação de 30 horas e os encontros serão realizados das 14h30 às 16h30.

Cronograma de atividades

1ª semana – Módulo 1: A didática do ensino da Matemática: metodologia na resolução de problemas.

2ª e 3ª semanas – Módulo 2: O currículo praticado na escola e o currículo expresso nas expectativas de aprendizagem: números e operações: regularidades do sistema de numeração decimal, números na representação fracionária e decimal, campos conceituais, cálculo mental; espaço e forma: localização espacial, figuras tri e bidimensionais; grandezas e medidas: sistema monetário, medida de tempo, comprimento, massa, capacidade e superfície; tratamento da informação: leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos; utilização de recursos tecnológicos no ensino da Matemática.

4ª semana – Módulo 3: Formas diferenciadas de avaliação.