Novos cursos de mestrado serão submetidos à aprovação da CAPES
As propostas serão avaliadas e sendo aprovadas, além do mestrado em Letras, serão ofertados mais dois cursos.
A UEMASUL publicou, na última quarta-feira, 10, as resoluções ad referendum nº 282 e 283/2024 – CONSUN/UEMASUL, que aprovam os regimentos internos do curso de mestrado acadêmico em Ciências Ambientais e do curso de Agricultura sustentável e segurança alimentar. Os documentos foram enviados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) via plataforma Sucupira, para análise e avaliação das propostas de criação dos referidos programas de pós-graduação.
As propostas serão submetidas até o dia 15 de janeiro, e a próxima etapa será a validação e avaliação pelos comitês de área, que devem emitir o resultado no segundo semestre de 2024. As resoluções fazem parte da reformulação da estrutura institucional desenvolvida nos últimos dois anos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI), com o objetivo de credenciar a instituição para concorrer à criação de cursos em nível de stricto sensu.
O pró-reitor, professor Allison Oliveira, destaca a importância da implementação dos novos cursos. “É fundamental para a manutenção do status de universidade da UEMASUL. Os mestrados são estruturas do desenvolvimento regional, na medida em que ampliam a capacidade de qualificação de recursos humanos e promovem a geração e difusão de conhecimentos necessários à região, já que os mestrados têm como foco a promoção de expertises necessárias às mais diversas comunidades e grupos sociais regionais”.
A universidade propõe que o programa de pós-graduação stricto sensu em Agricultura Sustentável e Segurança Alimentar (PPGASSA) seja vinculado ao Centro de ciências agrárias do campus Imperatriz. O curso terá duração entre 18 e 24 meses, e seu público-alvo é de profissionais graduados nas áreas das Ciências agrárias, naturais, humanas e sociais aplicadas ao agronegócio e afins.
O curso representa ainda uma oportunidade de continuidade da carreira acadêmica para egressos da UEMASUL. Este é o caso da engenheira agrônoma Jackelyne Antunes, graduada em 2023. “Como recém-formada, teria grande interesse em dar continuidade à minha formação por meio do mestrado, uma oportunidade de aprofundar meus conhecimentos e aprender novas técnicas relacionadas à minha profissão, sem ter que me mudar novamente de cidade”.
Outro programa proposto é o de Ciências Ambientais (PPGCA), vinculado ao Centro de ciências exatas, naturais e tecnológicas, campus Imperatriz. Com duração máxima de 24 meses, o curso será voltado para graduados nas diversas áreas das ciências, engenharias e áreas afins às ciências ambientais.
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |