meu velho amigo

Projeto de extensão promove cuidados para idosos em instituições

São realizadas atividades de incentivo à leitura, com produção de textos autorais para estimular o raciocínio, a interpretação e a memória; e ações educativas na área da saúde, por meio de atividades lúdicas.

As ações do projeto sensibilizam estudantes da área da saúde e de outras áreas, acerca da importância da atenção integral ao idoso, contribuindo para a formação de profissionais humanizados. Foto: Ascom/UEMASUL.

O projeto de extensão “Meu velho amigo: promoção de cuidados à pessoa idosa por meio da literatura, saúde, música, jogos matemáticos e etnobotânica”, aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT), tem o objetivo de proporcionar uma atenção integral, humanizada e afetiva aos idosos, contribuindo para a saúde física e mental, promovendo a conscientização sobre os problemas relacionados à idade. As ações do projeto são executadas durante encontros quinzenais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), como a casa do Idoso Feliz e casa Renascer.

Orientado pela vice-reitora, professora Lilian Castelo Branco de Lima, com a participação dos acadêmicos Ítalo Moisés Mendes Santiago (bolsista), e dos voluntários Johnatha de Sousa Oliveira, Camila Seabra de Oliveira, Maria Clara Ramos Ribeiro, Deborah Bouéres Laender Morais e Lívia Borges Duailibe de Deus, as atividades promovem a interdisciplinaridade em diversas áreas do conhecimento, como Medicina, Letras, Pedagogia, Matemática, Biologia e Engenharia Agronômica.

“O projeto nasceu do desejo de um grupo de alunos de Medicina em exercitar e aprimorar seus conhecimentos para atender a idosos. Pensamos então, em atividades que ao mesmo tempo que os acolhessem afetivamente, também exercitassem a mente e o corpo, e assim nasceu “Meu velho amigo” contando histórias e cuidando de pessoas. Agora, neste ciclo, ampliamos para a relação com a Etnobotânica e a Agronomia, no intuito de proporcionar a escuta sobre o conhecimento deles a respeito de plantas e para que possamos oferecer por meio da horta medicinal uma atividade que os faça refletir sobre a ação do cuidado com a vida”, explicou a professora.

São realizadas atividades de incentivo à leitura, com produção de textos autorais para estimular o raciocínio, a interpretação e a memória; ações educativas na saúde, por meio de atividades lúdicas; palestras; musicoterapia; rodas de conversa; oficinas sobre plantios de ervas medicinais e flores e construção de hortas; atividades de artes plásticas.

Para o acadêmico de Medicina, Ítalo Moisés Mendes Santiago, “o maior resultado é ver a alegria nos olhos deles quando chegamos; as gargalhadas quando compartilhamos histórias; as memórias sendo resgatadas quando cantamos uma música; um espaço de coletividade e pertencimento entre pessoas com muita experiência de vida e jovens alunos de Medicina; a valorização do indivíduo independentemente de sua idade; e é também a ressignificação do meu próprio eu, enquanto ser humano, filho de pais já idosos e um futuro médico que lidará com esta população durante todo o exercício de sua profissão”.

As ações têm o objetivo de proporcionar uma atenção integral, humanizada e afetiva aos idosos, contribuindo para a saúde física e mental. Foto: Ascom/UEMASUL.

As ações do projeto sensibilizam estudantes da área da saúde e de outras áreas, acerca da importância da atenção integral aos idosos, contribuindo para a formação de profissionais humanizados. Além disso, o projeto objetiva os aprimoramentos técnico e prático. Ao final do projeto serão produzidos materiais científicos, para serem publicados em plataformas de grande impacto, a fim de divulgar a importância dessas ações para a saúde dos idosos.

Em 2023, os indicadores de envelhecimento da população brasileira aumentaram, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população idosa de 60 anos ou mais é de 32.113.490 (15,6%), um aumento de 56,0% em relação a 2010, quando era de 20.590.597 (10,8%).

No Maranhão, a população de idosos aumentou nos últimos anos, passando de 9,3% em 2012 para 12,0% em 2022; 856,5 mil idosos, segundo dados do IBGE e do Boletim social do Maranhão 2023. A longevidade e o envelhecimento da população têm grandes impactos em todos os setores da economia, principalmente na saúde, o que demanda uma atenção especial na oferta de serviços públicos e cuidados básicos proporcionando uma vida mais digna para os idosos e idosas.

O desenvolvimento de políticas de extensão universitária é um instrumento indispensável ao funcionamento e dinamismo das instituições de ensino superior. Por meio dos projetos de extensão são disseminados conhecimentos científicos, artístico-culturais e tecnológicos, promovendo a aproximação e a troca de saberes entre universidade e comunidades locais e regionais. Além disso, as ações extensionistas promovem a formação técnica/profissional dos alunos e contribuem para o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.