Abertas inscrições para estudantes e tutores do Cursinho Popular da UEMASUL
Criado em 2017, o Cursinho Popular é um programa de extensão que possibilita o acesso de jovens e adultos em situações de vulnerabilidade social à educação superior.
Publicado nesta segunda-feira, 26, o Edital nº 06/2023 – PROEXAE/UEMASUL, que oferta vagas para candidatos ao programa Cursinho Popular, no período de 27 de junho a 07 de julho, e o Edital nº 07/2023 – PROEXAE/UEMASUL, que abre as inscrições de 27 de junho a 09 de julho para a seleção de Tutores do programa Cursinho Popular.
O programa de caráter extensionista foi implementado em 2017 e tem como objetivo democratizar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior, por meio do ensino pré-vestibular. Conforme edital, são 150 vagas no total para os estudantes; 50 para o campus Açailândia e 100 para o campus Imperatriz.
Para a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante, ” o Cursinho Popular é uma ação de integração da universidade e sociedade, que busca oportunizar alunos egressos ou em conclusão do Ensino Médio a ter uma preparação para a prova do PAES da UEMASUL. Tutores e coordenação pedagógica irão trabalhar para que os discentes se sintam preparados para esse desafio. A universidade deve ser um espaço de acesso ao conhecimento e melhoria de vida das pessoas. Essa iniciativa busca isso”, afirmou.
Para concorrer a uma das vagas como estudante do Cursinho Popular são necessários alguns requisitos básicos: ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3° ano em escolas da rede pública, e/ou ser bolsista integral vinculado às escolas particulares, ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, atender a todos os requisitos que fundamentam a avaliação socioeconômica, ter disponibilidade para dedicar 18 horas semanais para participar das aulas que serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 17h, nos meses de agosto a novembro de 2023.
Tutoria
Para a seleção de tutores interessados estão sendo disponibilizadas 18 vagas: cinco para o campus Açailândia e 13 para o campus Imperatriz, mais cadastro reserva. As inscrições dos candidatos serão feitas por meio do preenchimento de formulário no Google Forms, disponível no SIGAA.
Para concorrer a uma das vagas como tutores são necessários alguns requisitos básicos: estar regularmente matriculado em quaisquer cursos de graduação da UEMASUL e participar do processo de planejamento e orientação pedagógica proposta pela coordenadoria executiva.
Além de envolver estudantes que desejam ingressar na UEMASUL, o cursinho também promove experiências aos acadêmicos da universidade. O desenvolvimento do conteúdo das aulas envolve professores da instituição e monitores selecionados. Neste processo, professores selecionam os assuntos de maior incidência em vestibulares para serem abordados, enquanto os monitores desenvolvem e ministram as aulas. A metodologia adotada baseia-se em revisão e prática de questões, considerando o tempo disponível para o preparatório. Por meio do programa, acadêmicos e acadêmicas dos cursos de licenciatura colocam em prática a futura profissão, enquanto ajudam futuros alunos da instituição.