UEMASUL promove curso de extensão “Semântica em questão”
As inscrições estão abertas de 04 a 18 de abril e o curso inicia dia 4 de maio, por meio da plataforma Google Meet.
O Projeto de extensão “Semântica em questão” faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) da UEMASUL e será desenvolvido de maio a setembro de 2022. As inscrições estarão abertas de 04 a 18 de abril. O projeto é direcionado aos professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos da rede pública do ensino fundamental, acadêmicos, egressos de Letras e áreas afins. A certificação é de 60 horas e as aulas serão ministradas de forma remota, por alunas bolsistas e voluntárias, por meio da plataforma Google Meet, às quartas-feiras, quinzenalmente, das 17h30min às 19h. A previsão para o início do curso é dia 4 de maio.
O curso de extensão irá promover encontros para reflexões e discussões acerca do estudo da Semântica a partir do livro didático da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental público de Imperatriz/MA. Os encontros serão constituídos por teoria e prática da teoria Semântica, com a participação de profissionais convidados de diferentes áreas que envolvam o contexto da produção textual, nos mais variados tipos e gêneros textuais.
A coordenadora, professora Sônia Maria Nogueira falou sobre a importância do curso para professores e acadêmicos. “Será um espaço para reflexão sobre o uso da semântica na sala de aula e fora dela. Iremos analisar semanticamente os mais variados tipos e gêneros textuais, destacando o processo educacional dos docentes do ensino fundamental da rede pública. Também haverá espaço para os acadêmicos, e desta forma, contribuímos para uma geração de discentes motivados para a pesquisa e extensão.”
Um dos objetivos é a contribuição para a formação de uma geração de discentes interessados, motivados para a pesquisa e extensão, proporcionando o desenvolvimento de hábitos, habilidades e competência linguística. Além disso, o curso irá oportunizar aos acadêmicos de Letras e áreas afins vivências didático-pedagógicas, que os habilitem para o exercício do magistério e pesquisa científica, possibilitando aos docentes da rede pública de Ensino Fundamental uma perspectiva de incentivo à pesquisa e à extensão.