UEMASUL completa cinco anos consolidada como referência para o desenvolvimento da Região Tocantina
A mais nova universidade regional do país nasceu de um sonho coletivo e de mais de 20 anos de luta e de mobilizações, tornando-se hoje, uma instituição inclusiva, plural, democrática e sustentável.
Há cinco anos, no dia 3 de novembro de 2016, o governador Flávio Dino assinava a lei nº 10.525 e criava a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Nascia naquele momento a mais nova universidade regional do Brasil, fruto de sonho, luta e união do coletivo “Autonomia e Luta”, formado por professores, professoras, acadêmicos, acadêmicas e movimentos sociais e que hoje, se consolida como uma instituição comprometida com a excelência na produção e difusão de conhecimentos.
Foram mais de 20 anos de mobilizações em prol da criação da universidade que completa neste 3 de novembro cinco anos de muitas conquistas e grandes avanços, frutos do trabalho de uma gestão competente e comprometida. Hoje, a UEMASUL comemora suas Bodas de Madeira. A simbologia da madeira remete à força, à resistência, garantindo a estrutura para as construções. Ao completar suas Bodas de Madeira, pode-se olhar para trás e ver quanto foi edificado e construído, ver as construções criando raízes e já dando muitos frutos.
Em apenas cinco anos, a UEMASUL ampliou de forma significativa sua infraestrutura. Foram reformados e adaptados os campi Açailândia e Imperatriz, proporcionando para a comunidade acadêmica ambientes adequados, funcionais e acolhedores. No município de Estreito, o novo campus, amplo e moderno, recebeu seus primeiros acadêmicos em 2020, com três novos cursos de graduação. E com o apoio do Governo do Estado, foi adquirido um novo prédio para o campus Imperatriz, ampliando a estrutura física da universidade com um investimento de mais 27 milhões de reais. E o novo Centro de Ciências Agrárias, simbolicamente inaugurado neste 3 de novembro, conta com um prédio moderno, amplo e ecologicamente sustentável, com um investimento na ordem de 20 milhões de reais.
Ainda em 2017, foi criado o Restaurante Popular e Universitário – RPU, fruto de um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), para atender os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da instituição, e comunidade em geral.
No ensino, a UEMASUL tornou-se referência na Região Tocantina do Maranhão. Atualmente, são ofertados 22 cursos de graduação, com mais de 2.500 estudantes matriculados. Em 2019, a instituição iniciou seu primeiro programa de pós-graduação, o Mestrado em Letras. Na especialização, são ofertadas atualmente sete cursos em diferentes áreas. E em 2020, teve início o primeiro Doutorado Interinstitucional da instituição.
No campus Estreito, foram ofertados três cursos: Letras/Português, Engenharia Agronômica e Ciências Naturais com habilitação em Física e Matemática. No campus Imperatriz, foi criado o Centro de Ciências da Saúde, iniciando em 2020 as primeiras turmas do curso de Medicina; e em Açailândia, foi iniciado o novo curso de Pedagogia e o curso de Direito encontra-se em processo de implantação. E em relação ao corpo docente, com a realização de novos concursos a UEMASUL saltou de 96 professores efetivos em 2017 para 144 professores atualmente. Um crescimento de exatos 50%. Nos últimos cinco anos, a UEMASUL já formou 1.035 profissionais, cumprindo sua missão de contribuir para a elevação cultural, social, científica e tecnológica do Maranhão e do Brasil.
Foram investidos mais de três milhões de reais, ao longo desses cincos anos, destinados aos Programas Institucionais de bolsas de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil. Na área da pesquisa, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) promove atividades de pesquisa, desenvolvimentos tecnológicos, culturais e de inovação, dando oportunidade de trabalhos de pesquisas nas áreas da ciência e inovação, contribuindo para a formação acadêmica e profissional do estudante. De 2017 para cá, o número de bolsas de iniciação científica aumentou em mais de 100%, saltando de 90, em 2017, para 200 bolsas ofertadas atualmente.
Na extensão, as atividades são desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT) e pelo Programa Mais IDH, que estimulam a participação de professores e estudantes no desenvolvimento de ações junto às comunidades, promovendo a socialização e integração entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes locais. Os programas beneficiam, atualmente, 40 estudantes, com previsão de aumento de mais 10 bolsas do Mais IDH ainda no segundo semestre de 2021. A UEMASUL conta ainda com mais de 100 projetos de pesquisa e 35 projetos de extensão em desenvolvimento, atuando na construção de espaços de produção e socialização de conhecimentos, contemplando as mais diversas áreas, como Educação, Saúde, Tecnologia, Meio Ambiente, Trabalho e Cultura.
Um dos principais programas de assistência estudantil da UEMASUL, o Bolsa Permanência proporciona auxílio financeiro aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cotas para indígenas e quilombolas. O auxílio contribui para a permanência dos estudantes na universidade, reduzindo as taxas de retenção e evasão, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior. O programa foi lançado em 2017, quando foram disponibilizadas inicialmente 33 bolsas. Com um aumento de mais de 300%, hoje o Bolsa Permanência beneficia 138 acadêmicos e acadêmicas.
Com a pandemia da Covid-19, a UEMASUL criou o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital para docentes e para discentes, sendo a única universidade pública brasileira a disponibilizar o auxílio para 100% dos estudantes e professores.
Em apenas cinco anos, a UEMASUL se consolidou como referência para o desenvolvimento regional e promoção da cidadania, criando novas perspectivas por meio do ensino superior público, gratuito e de qualidade. A UEMASUL é hoje uma universidade multicampi, presente nas cidades de Açailândia, Estreito e Imperatriz, contemplando 22 municípios em sua abrangência territorial. Uma instituição inclusiva, plural, democrática e sustentável, que cresce a cada dia.
Texto: Mari Marconccine e Fernando Ralfer
Assessoria de Comunicação UEMASUL
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo. |