II ENCONTRO DE GESTORES DA UEMASUL
Durante a realização da programação do evento as atividades propostas versarão sobre a avaliação do primeiro ano da UEMASUL.
O II Encontro de Gestores da UEMASUL é um evento previsto no calendário universitário, para os dias 26 a 28 de fevereiro, que envolve a participação de gestores acadêmicos e administrativos da Universidade como parte integrante das ações de responsabilidade da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) em parceria com as Assessorias Técnicas da Reitoria.
Durante a realização da programação do evento as atividades propostas versarão sobre a avaliação do primeiro ano da UEMASUL, contextualização e discussão de casos práticos que ocorrem na administração da universidade, reprodução dos treinamentos financiados, em 2017, pela UEMASUL à servidores da Assessoria Jurídica, Comissão Setorial de Licitação e Divisão de Contratos.
E por conveniência da gestão superior da universidade a capacitação dos gestores acadêmicos e administrativos, nesta edição, abordará sobre os Deveres e Responsabilidades no Processo Licitatório; Processo Funcional e Processo Administrativo Disciplinar; Crimes contra a Administração Pública e improbidade administrativa; o planejamento para a execução das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional ; e sobre o Portal de Compras Governamentais e o SIGA.
OBJETIVOS
GERAL
Capacitar gestores acadêmicos e administrativos da UEMASUL.
ESPECÍFICOS
- Avaliar as atividades administrativas do exercício 2017;
- Planejar as atividades de 2018 à luz do PDI;
- Conhecer a formalização dos Processos Administrativos na Gestão Pública Universitária;
- Conhecer as atribuições do Gestor e Fiscal de contratos;
- Capacitar gestores para elaboração de Termo de Referência;
- Familiarizar com o SIGA e o Portal de Compras Governamentais.
PÚBLICO ALVO
Gestores Administrativos, Gestores Acadêmicos e Gestores e Fiscais de Contratos.
PROGRAMAÇÃO
27/02/2018 Terça-feira | |
HORÁRIO | PROGRAMAÇÃO |
08:00 | Credenciamento dos participantes e entrega de materiais. |
08:30 | Abertura do evento. Palavra da Reitora. |
08:30 – 09:00 | Avaliação Administrativa e Acadêmica do exercício de 2017.
Elizabeth Nunes Fernandes – Reitora Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho – Vice-reitor |
09:00 – 09:40 | Apresentação do PDI/UEMASUL.
Sheila Elke Araújo Nunes – Pró-reitora de Administração e Planejamento |
09:40 – 10:00 | Coffe break |
10:00 – 11:00 | Planejamento Estratégico – instrumento para subsidiar o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão que propiciará maior assertividade na execução do PDI.
Prof. Dr. Julio Rodrigues – CCHSL/UEMASUL |
11:00 – 12:00 | Empreendedorismo e Inovação
Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação Prof. Me. Sergio de Jesus Salles – CCHSL/UEMASUL |
12:00 – 13:30 | Intervalo para o almoço |
13:30 – 14:20 | Terapia Grupal de Relaxamento |
14:00 – 15:00 | Processo Administrativo Interno na gestão pública universitária
Adilene Ramos Sousa – Chefe da Procuradoria Jurídica/UEMASUL Kátia Matias – Assessora Jurídica/UEMASUL Kristiany Costa – Assessora Jurídica/UEMASUL |
15:00 – 16:00 | Fluxo dos Processos Administrativos Licitatórios
Jailma Cirqueira de Sousa – Presidente da Comissão Setorial de Licitação/UEMASUL Maria Antonieta Torres Ribeiro – Chefe da Assessoria de Controle Interno/UEMASUL |
16:00 – 16:20 | Coffe break |
16:00 – 17:00 | Contratação, gestão e fiscalização de contratos no âmbito da UEMASUL e a reponsabilidade do agente público
Aurilene Felix Soares – Chefe da Divisão de Contratos e Convênios/UEMASUL Luís Fernando Pires – Assessor Jurídico/UEMASUL |
28/02/2018 Quarta-feira | |
08:00 – 10:00 | Oficina 1: Passo a passo na elaboração do Termo de Referência
Ignácio de Loyola da Silva Pinheiro – Presidente da Comissão Setorial Permanente de Licitação da SEDES. |
10:00 – 10:30 | Coffe break |
10:30 – 12:00 | Continuação – Oficina 1: Passo a passo na elaboração do Termo de Referência
Ignácio de Loyola da Silva Pinheiro – Presidente da Comissão Setorial Permanente de Licitação da SEDES. |
12:00 – 14:00 | Almoço |
14:00 – 18:00 | Oficina: Portal de Compras Governamentais e o SIGA
Deimison Neves dos Santos Técnicos da Comissão Central Permanente de Licitação – CCL Público-alvo: servidores que atuam na Reitoria, COF, CSL, ASSEJUR, CMP/CPA. |
18:00 | Encerramento |