Universidade sedia o XV Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras
Com o tema “Educação, Política e Interculturalidade”, o EMEL fomenta o compartilhamento mútuo de conhecimentos no campo da língua, literatura e culturas.
No intuito de promover a integração cultural, política e acadêmica entre os estudantes de Letras e áreas afins, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, campus Imperatriz, sedia de 25 a 28 de fevereiro de 2018, a XV edição do Encontro Maranhense dos Estudantes de Letras (EMEL). O evento conta com debates, mostras, oficinas, palestras e outras atividades de âmbitos acadêmico e cultural.
Com o tema “Educação, Política e Interculturalidade”, o EMEL tem como objetivo o compartilhamento mútuo de conhecimentos no campo da língua, literatura e culturas, além de compreender os fatores sociais que compõem a realidade do Estado do Maranhão, a pluralidade de etnias, os contextos socioeconômicos, e a necessidade de adequar o aspecto educacional mediante a relevância de adaptação às divergências culturais.
O estudante do sétimo período do curso de Letras Licenciatura e Língua Portuguesa, Daniel Teixeira, veio do campus da UEMA, cidade de Colinas/MA. Ele ressalta a importância do EMEL para os estudantes da área. “É uma oportunidade que nós acadêmicos temos, de conhecer ainda mais a realidade dos cursos de Letras e outras áreas de licenciatura do Estado, além de nos proporcionar conhecimentos técnicos de letras e a troca de experiência entre os estudantes, no campo da língua e cultura”, afirma.
Para uma das coordenadoras do evento, Walquiria Lima da Costa, o EMEL é uma oportunidade que os acadêmicos de letras e outras áreas têm para discutir assuntos relacionados à educação, política e interculturalidade. “A proposta do evento é permitir que os estudantes participem de discussões nas áreas de literatura, historiografia e sociolinguística, além de terem acesso às pesquisas que estão sendo desenvolvidas nos cursos de letras”, finaliza.
Confira a programação completa e outras informações aqui.