UEMASUL promove encontro de formação e planejamento para professores
A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades de planejamento.
Começou hoje (21), e vai até o dia 23, o encontro de Formação e Planejamento Docente, para os educadores da UEMASUL, organizado pela PROGESA, por meio da Coordenação de Projetos Pedagógicos. O encontro tem o objetivo de oferecer aos discentes uma formação enriquecida e potencialmente educativa com o envolvimento de todos, integrando e compartilhando saberes. A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades de planejamento.
Logo após a abertura, que contou com as presenças da reitora Elizabeth Nunes Fernandes, do vice-reitor Expedito Barroso e das pró-reitoras, foram proferidas duas palestras: O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI: 2017-2018, pelo professor Dr. Francisco de Assis Carvalho de Almada; e O Projeto Político Institucional (PPI), Aspectos Normativos do Ensino de Graduação: Resolução Núcleo Docente Estruturante; Resolução Hora-aula; Resolução Núcleo Comum dos Cursos de Licenciatura, proferida pela Prof. Ma. Regina Célia Costa Lima.
À tarde, serão desenvolvidas as palestras: As ações da Coordenadoria de Ensino e Aprendizagem e os processos de ensino no UEMASUL-SIGAA, pelos professores Juscimar da Silva Araújo e Joaquim Paulo Júnior; O NAP no contexto da Universidade, proferida pela professora Iara Aparecida Paiva.
Segundo a coordenadora de Projetos Pedagógicos, professora Patrícia Alves Silva, o encontro propõe uma troca de conhecimentos “É fundamental o reconhecimento do espaço universitário como um lugar de reelaborações, produções e práticas coletivas, que oferecem a seus discentes uma formação enriquecida e potencialmente educativa com o envolvimento de todos”.
Para o professor do curso de Gestão Ambiental do campus Açailândia, Bruno Lúcio Meneses, o evento é uma oportunidade para os professores da UEMASUL, de aprimorar as ações em sala de aula. “A proposta do evento é fazer com que os professores conheçam e se especializem nas políticas educacionais de ensino, pesquisa e extensão, que irá desenvolver em 2018, visando melhorar a prática docente, tanto em sala de aula como em campo”, ressalta. A UEMASUL possui um quadro de 250 professores, e 17 cursos de formação nos campi Imperatriz e Açailândia.