UEMASUL recebe 175 novos estudantes para semestre letivo 2020.2
No Campus Imperatriz o início do semestre 2020.2 marca também o ingresso da primeira turma do curso Medicina Bacharelado.
Na segunda-feira (04), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) promoveu a Aula Magna: “Universidade, Diversidade e Produção do Conhecimento”, com o Secretário de Estado Extraordinário de Articulação das Políticas Públicas, professor Dr. Marcos Antônio Barbosa Pacheco. A atividade faz parte da programação da Semana de Integração Acadêmica 2020.2 que acontece até quarta-feira (06).
Durante os três dias, os discentes participam de palestras, oficinas, espaços de diálogo e apresentação cultural. São 175 estudantes que ingressam nos cursos de Engenharia Civil e Letras – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Campus Açailândia, e Administração, Engenharia Florestal e Medicina – Campus Imperatriz. No campus Estreito, não haverá ingresso de novos alunos neste semestre 2020.2 e os veteranos também iniciaram novo período nesta segunda-feira (04).
Com foco no conhecimento adquirido na universidade e diante das dificuldades de aprendizado no país, o palestrante do evento, professor Dr. Marcos Antônio Barbosa Pacheco, destacou que “sem Ciência, o Brasil não avança. Antes de tudo, precisamos refletir sobre o vasto campo do conhecimento e a universidade vai se inserir dentro dessa matriz, em vários tipos de conhecimento, como por exemplo, o filosófico, a ciência e a tecnologia”.
Na abertura da Semana de Integração Acadêmica o vice-reitor da UEMASUL, Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, falou sobre o período remoto, já que em razão dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, as aulas continuam de forma remota, conforme previsto na Resolução nº 108/2020-CONSUN/UEMASUL. “Hoje iniciamos o segundo semestre de 2020, que irá até meados de abril na forma remota, com a educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, como fizemos o 2020.1. Faremos esse semestre 2020.2 com o desejo, com a convicção de que a gente possa iniciar o 2021, no fim de maio, já de uma forma presencial. Com a segurança da vacina e com a segurança dos protocolos, assim poderemos retomar com uma perspectiva de planejamento de ensino híbrido”, destacou.
O uso das tecnologias digitais de informação é a principal forma de garantir o processo de ensino-aprendizagem aos estudantes da UEMASUL desde o semestre 2020.1. Para facilitar o ingresso das alunas e alunos, a UEMASUL desenvolveu o Manual do Calouro. Clique aqui para baixar o arquivo.
Primeira turma de Medicina da UEMASUL
Neste semestre, ingressa a primeira turma do curso de Medicina Bacharelado da UEMASUL, com 40 alunos. O curso foi criado pela Resolução nº 075/2019 – CONSUN/UEMASUL e tem o objetivo de formar médicos generalistas e humanistas preparados para atender à sociedade, no sentido de melhorar os indicadores de saúde da região, do estado e do país. A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS/BRA) participou do processo de formulação do novo curso e promoveu intercâmbio entre universidades públicas que já implantaram as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Medicina após a Lei do Programa Mais Médicos.
Diversas ações marcaram a preparação do curso de Medicina para a UEMASUL. Em outubro de 2020, a universidade formalizou a sua participação no Contrato Organizativo de Ação de Ensino-Saúde (COAPES), que busca fortalecer a formação de profissionais de saúde em consonância aos princípios e diretrizes do SUS, representando a consolidação de mais uma etapa de implantação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o ingresso da primeira turma do curso de Medicina neste período 2020.2.
Para dar início às aulas, os professores do curso também participaram de diversas formações promovidas pela instituição, com foco no ensino ativo. A última capacitação foi no mês de novembro. As formações seguiram as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina 2014 e o Projeto Pedagógico do Curso, explorando conhecimentos necessários para o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas dos docentes, valorizando e criando oportunidades de acompanhamento a projetos inovadores na área do ensino da Medicina que envolvam equipes de docentes da mesma área ou de áreas afins.