82 projetos de pesquisa, de inovação e de extensão foram premiados na VI SAPIENS
262 projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade foram apresentados durante os três dias de evento.
Encerrada na última quinta-feira (09), a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da UEMASUL, com o tema “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”. Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas apresentaram os resultados dos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão, produzidos na universidade.
Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a programação contou com exposição de trabalhos, palestras, oficinas, minicursos e estandes interativos.
A SAPIENS promove a integração entre os grupos de pesquisas e as diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento científico/tecnológico sustentável e a extensão universitária, ampliando o papel da UEMASUL na democratização do conhecimento.
Para a reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, a realização da SAPIENS é uma oportunidade ímpar de integração entre comunidade acadêmica e comunidade externa. ” A SAPIENS é a vitrine dos nossos projetos de pesquisas, de inovação e de extensão universitária. Uma oportunidade de mostramos o que desenvolvemos na nossa universidade para toda a comunidade da região Tocantina. Realizamos mais um grande evento, com a participação de todos os nossos cursos, alunos e professores. Todos em prol do avanço da ciência e da integração entre comunidade e universidade”.
Após a palestra “A universidade necessária: a extensão na geografia, da prática territorial à teoria espacial”, ministrada pelo professor Dr. Diogo Cavalcanti Galvão e professor Dr. José Milton Lopes Pinheiro. Após a palestra foi realizada a entrega da premiação para os acadêmicos e orientadores, dando destaque aos principais trabalhos apresentados durante todos os dias do evento.
Foram premiados 43 projetos que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC), quatro projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr), três projetos do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), 15 projetos do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT), dentro dos eixos: Meio ambiente, Saúde, Educação, Tecnologia, Comunicação, Cultura e arte, Direitos humanos e justiça; e 16 estudantes que se destacaram na apresentação oral, totalizando 82 alunos premiados.
A acadêmica bolsista Juliana Silva Figueiredo, do programa Caminhos do Sertão, Unidade Avançada de Itinga recebeu Menção Honrosa na área de Inovação tecnológica com o projeto “Desenvolvimento e aplicação de bancada didática para o ensino de biologia celular”, com orientação da professora Sheila Elke Araújo Nunes. A acadêmica falou sobre a emoção da premiação. “ Foi algo inesperado, pois foi nosso primeiro projeto, nossa primeira participação na SAPIENS. Foi uma felicidade tão imensa, pelo reconhecimento, pois não foi fácil estarmos ali, e no instante em que recebi a Menção Honrosa, eu estava representando não só o projeto, mas minha cidade, Itinga e o programa Caminhos do Sertão. No final, a emoção tomou de conta, pois foi algo incrível. Então eu fiquei muito feliz, pelo reconhecimento pois não foi fácil, mas nós conseguimos”!
Também foram premiados 12 estudantes que participam do programa de extensão Cientista Aprendiz. O programa nasceu do interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica. O programa aprimora a habilidade científica dos participantes, propiciando vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento, com o uso de metodologia científica.
Confira os nomes dos premiados
Premiação iniciação científica SAPIENS
Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL